quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

 

 I= RIO...TUIU= TIJUCO...TABA= CIDADE- ITUIUTABA

  Cidade do rio TIJUCO


ITUIUTABA é a minha cidade natal. Situada no pontal do triângulo mineiro, bem na ponta do nariz de Minas Gerais é banhada pelo rio Tijuco, nome de origem indígena, porque foram os índios os primeiros habitantes dessa terra dotada por Deus do mais rico solo para o plantio do arroz . Aprendi na escola que Ituiutaba possuia as mais férteis terras do mundo para o plantio do arroz e na década de cinquenta ela foi considerada a capital do arroz. 
A cidade se caracterizava pelas altas construções denominadas máquinas de arroz, o que significava que aqueles enormes galpões que armazenavam centenas de sacas de arroz também abrigavam as máquinas que beneficiavam o arroz, isto é tiravam-lhe a casca, ensacavam-no e o exportavam para os mais longínquos rincões desse Brasil.Nos anos setenta, a popuplação de ITUIUTABA ultrapassava cem mil habitantes, quarenta anos depois ela já não abriga mais cem mil moradores. 
A cidade fervilhava de gente,de negócios, de vida. Quarenta anos depois disso nossa terra está morrendo asfixiada pela cana que vai alimentar os cofres dos usineiros, do governo e sustentar o conforto dos que precisam de combustível para alimentar os carros.Na razão direta da energia que decresce, cai também a esperança dos tijucanos. Não estão contentes em destruir a terra, agora querem destruir o nosso rio. Mas esse será assunto para a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário